5. Palestrantes e Destaques das Apresentações

Qual é o significado do tema “Vivemos no interior do Nembutsu”?O 16oCongresso Mundial de Mulheres Budistas contará com a presença de duas ilustres palestrantes, cada uma demonstrando uma trajetória de vida corajosa e distinta inspirada pelo Nembutsu. A Reverenda Yukiko Motoyoshi, missionária residente do Templo Budista de Stockton, nasceu no Japão, no seio de uma família de um templo. Cresceu no Havaí, onde, na década de 1970, foi uma das primeiras mulheres a ser tornar missionária deJodo Shinshu na missão havaiana. Ela hoje atua em território continental dos Estados Unidos. Keiko Toro, também nascida no seio de uma família de um templo, seguiu seu próprio caminho acadêmico. Hoje em dia, atuando como pesquisadora autônoma, realiza estudos sobre o Budismo Jodo Shinshu em âmbito global. Cada palestrante fará sua mensagem sobre o tema do Congresso, “Vivemos no interior do Nembutsu”, tanto em inglês, quanto em japonês (com tradução para o português).

5.1 Reverenda Yukiko Motoyoshi

(inglês/japonês)
Reverenda Yukiko Motoyoshi
Missionária Residente, Templo Budista de Stockton
Igrejas Budistas da América (BCA)

A Reverenda Yukiko Motoyoshi nasceu em 21 de maio de 1950, em Tóquio, no Japão. É a filha mais velha do falecido Reverendo Yushu Motoyoshi e da Sra Sonoe Motoyoshi, ambos nisseis nascidos no Havaí (segunda geração nipônicanos Estados Unidos). Em 1966, sua família retornouao Havaí, onde ela conclui o colegial na K’au High School, entrando para a Universidade do Havaí em Hilo e recebendo seu diploma de bacharel em Estudos Liberais. Edepoisestudou na Universidade de Wisconsin-Madison, onde concluiu seu mestrado em Estudos Budistas. A Rev. Motoyoshi recebeu a ordenação Tokudo do Jodo Shinshu Hongwanji-ha em Quioto, em outubro de 1977, e a ordenação Kyoshi em abril de 1978. De 1981 a 1983, estudou no Gyo Shin Kyo Ko como bolsista da Missão Havaiana Honpa Hongwanji.  A Rev. Motoyoshi atuou como missionáriaresidente nos templos da Missão Honpa Hongwanji (Kyodan ou Distrito do Havaí) como Honpa Hongwanji Hilo Betsuin (1978-1981; 1983-1985), Mililani Hongwanji (1985-1990), Missão Lihue Hongwanji (1990-2004) e Honpa Hongwanji Hawaii Betsuin (2004-2011). Desde 2011, atua como missionária residente do Templo Budista de Stockton (de 2011 até o presente), um templo filial das Igrejas Budistas da América (BCA).

 

5.2 Senhora Keiko Toro

(inglês/japonês)
Sra. Keiko Toro
Pesquisadora

A Sra. Keiko Toro atua como pesquisadora autônoma na área de “Budismo do dia a dia”. A intenção de seu trabalho é “compartilhar os ensinamentos do Jodo Shinshu de modo simples, prático e agradável, tanto em japonês, quanto em inglês”. Nascida em família de monge do Jodo Shinshu Hongwanji-ha, seu temploé o Honshuji, na cidade de Okazaki, na província japonesa de Aichi. O Honshuji foi fundado por Rennyo Shonin, descendente de Shinran Shonin e oitavoPatriarca do Jodo Shinshu Hongwanji-ha.

Depois de terminar seu doutorado na Universidade de Quioto, Toro atuou, de novembro de 2002 a maio de 2003, como Assistente de Pesquisa no Instituto de Estudos Budistas (IBS), explorando vários temas relacionados à tradução da literatura do Budismo Shin. De 2011 a 2017, lecionou Budismo Japonês e Jodo Shinshu na Universidade Jin-ai, em Fukui (Japão).

Durante seu ano sabático, de 2015 a 2016, viajou pelo mundo para pesquisar o Jodo Shinshu fora do Japão. Em 2017, depois de uma reflexão profunda a respeito de seus objetivos de vida, decidiu deixar o mundo acadêmico para se dedicar a seu trabalho, de sua própria maneira, atuando como pesquisadora autônoma na área de “Budismo do dia a dia”.

Suas duas publicações em japonês exploram a antigahistória trágica de Ajatasatru no contexto da vida e sociedade modernas, em um estilo popular e acessível:

*アジャセからの贈りもの-耳で聞く『教行信証』の世界(livro e CD)
Ajase kara no okurimono – mimi de kiku Kyogyoshinsho no sekai
“Um presente de Ajatashatru” (Editora Hojodo, Japão)

* 都路惠子のアジャセ法話  Toro Keiko no Ajase Howa
“O Sermão sobre as histórias de Ajatashatru” (DVD) (Editora Hojodo, Japão)

 

5.3 Painel de Apresentações

Cada distrito (Canadá, Japão, BCA, Havaí e América do Sul) indicará uma apresentadora para representá-lo. A apresentadora deve ser uma mulher budista Jodo Shinshu que participe ativamente em sua comunidade. Cada apresentadora trará e compartilhará o seu modo de compreender o tema do Congresso (“Vivemos no interior do Nembutsu”). O tempo para cada apresentadora será de 5 a 10 minutos e uma cópia completa do texto da apresentação deverá ser entregue à organizadora até o dia 01/04/2019 (1º de abril de 2019) para agilizar a tradução.Envie o text para o email da sede do BCA (a/c Rev. Michael Endo: [email protected]).

 

5.4 Apresentações Artísticas

Solicita-se que cada distrito (Canadá, Japão, BCA, Havaí e América do Sul) contribua para a sessão de Apresentações Artísticas de sábado à noite, dia 01/09/2019 (músicas, danças, peças teatrais, etc.). O tempo total de apresentação de cada distrito será de no máximo sete (7) minutos. Entraremos em contato com os distritos em março de 2019 para confirmar quais as apresentações artísticas que farão durante o congresso.